Paraná promove fóruns regionais sobre direitos dos animais

Paraná promove fóruns regionais sobre direitos dos animaisA Rede Estadual de Direitos Animais (Reda) está elaborando uma ficha cadastral para facilitar o processo de estruturação dos fóruns regionais e estadual. Podem se cadastrar ONGs e entidades que tenham atividades voltadas para o direito dos animais. O cadastro é permanente, deve ser feito pela internet e tem o objetivo de manter atualizado o banco de dados das entidades envolvidas com os direitos dos animais, além de eleger representantes para compor o Conselho Estadual de Direitos Animais (Ceda).

O Fórum de Direitos Animais do Paraná (FDA/PR) é um órgão colegiado de caráter permanente e consultivo, foi criado pelo Decreto10.557, de abril de 2014, que cria a Rede Estadual de Direitos Animais e prevê a participação da sociedade na elaboração da Política Estadual de Direitos Animais.

“É preciso avançar para políticas que reconheçam a condição de seres que são capazes de sofrer, de sentir dor, medo, de exprimir alegria e contentamento, ou seja, políticas que reconheçam a condição de um animal do direito à vida, à liberdade e a serem tratados dignamente, de forma tal que possam garantir suas futuras gerações naturalmente”, explica Rosana Vicente Gnipper, coordenadora da Rede.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Paula, é uma oportunidade de aproximar a sociedade civil dos órgãos competentes. “A Rede é uma experiência única que está sendo construída por toda a sociedade. Isso significa mudar conceitos ou preconceitos dentro dos governos e aproximar a sociedade dos tomadores de decisão”, diz.

REDA – O programa foi criado para incentivar a participação da sociedade e de instituições governamentais de uma forma conjunta, onde se possa criar, implantar e acompanhar a política estadual de Direitos dos Animais no Paraná. É coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Mais informações: (41) 3304.7786/ 3304.7790 ou reda@sema.pr.gov.br

CADASTRO – Podem se cadastrar ONGs e entidades que tenham atividades voltadas para o direito dos animais. O cadastro é permanente, deve ser feito via internet e tem o objetivo de manter atualizado o banco de dados das entidades envolvidas com os Direitos Animais, além de eleger representantes para compor o Conselho Estadual de Direitos Animais – CEDA.

A ficha pode ser preenchida pelo link: http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=356  

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016