Especialista afirma que peixes experienciam dor da mesma forma que humanos

Especialista afirma que peixes experienciam dor da mesma forma que humanos

Indo contra o que é considerado opinião popular,  um pesquisador afirma que peixes exibem comportamento visto em primatas, como a construção de estruturas complexas como castelos de areia em formatos especiais, bem como o uso de ferramentas.

O Professor associado Culum Brown, da Macquarie University, na Austrália, diz também que os peixes têm muito boa memória, vivem em comunidades sociais complexas, onde eles mantêm controle dos indivíduos e podem aprender uns com o outros.

Eles desenvolvem tradições culturais e podem até mesmo reconhecer a si mesmos e aos outros.

Peixes também mostram sinais de inteligência maquiavélica, como cooperação e reconciliação, de acordo com o estudo, que se concentra em peixes ósseos e foi publicado no Springer’s journal Animal Cognition.

O Professor Brown disse que os sentidos primários do peixe são ‘tão bons quanto’ e, em alguns casos, melhores do que os dos seres humanos.

O nível de complexidade mental que o peixe exibe está em pé de igualdade com a maioria dos outros vertebrados, e há evidências de que eles possam sentir dor de forma semelhante aos seres humanos.

Embora o cérebro dos peixes difere do de outros vertebrados, os peixes têm muitas estruturas comparáveis, que desempenham funções semelhantes.

O professor Brown disse que “embora os cientistas não possam fornecer uma resposta definitiva sobre o nível de consciência por qualquer vertebrado não-humano, a extensa evidência de sofisticação comportamental e cognitiva e percepção de dor do peixe sugere que a melhor prática seria a de conceder ao peixe o mesmo nível de proteção que qualquer outro vertebrado”.

Com informações do Daily Mail.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016