Peixes e vegetarianismo

Peixes e vegetarianismoUm dos maiores equívocos sobre a dieta vegetariana é o consumo de peixes. Muitas pessoas se consideram vegetarianas, mas comem peixe – foi até criado um termo, “piscitariano”, ou “pescetariano”, para definir estes  supostos vegetarianos.

Recentemente, um estudo sobre saúde realizado na Áustria considerou como vegetarianos participantes da pesquisa que consumiam peixes.

Na páscoa, muitos cristãos se abstém do consumo da carne, mas isso se limita a carne de mamíferos e de aves, substituindo-as pelo consumo de peixes.

Peixes são seres sencientes. De acordo com o  Dr. Donald Bloom, anatomicamente, fisiologicamente e biologicamente, o sistema de dor dos peixes é praticamente o mesmo que em aves e mamíferos. “Os peixes tem cérebros e sistemas nervosos plenamente desenvolvidos e bocas muito sensíveis. Peixe usam suas línguas e bocas como os humanos podem usar suas mãos para pegar ou coletar alimentos, construir ninhos, e até mesmo esconder seus filhos do perigo. Os peixes também podem sofrer de medo e antecipação da dor física. Um estudo australiano descobriu que quando os peixes são perseguidos, confinados, ou de outra forma ameaçados, eles reagem como os humanos ao estresse : com o aumento das freqüências cardíaca e respiratória e uma explosão de adrenalina.

Como qualquer outro animal, os peixes sentem dor e querem viver .

Como resultado da pesca comercial , 90 por cento das grandes populações de peixes foram exterminadas nos últimos 50 anos.Os cientistas dizem que a destruição causada pela pesca com redes de arrasto é semelhante à causada pela derrubada de florestas antigas, só que em escala muito maior . Elliot Norse, presidente do Instituto de Biologia da Conservação Marinha , diz: ” Os cientistas acham que a pesca com redes de arrasto é a maior perturbação ao fundo do mar mundial e, possivelmente, a maior perturbação causada pelo homem para a biosfera. ”

Definitivamente, não há qualquer razão para excluir os peixes de nossa consideração moral para com seres sencientes, ou para tratar o consumo e exploração destes animais como algum tipo de prática vegetariana.

Vegetarianos têm uma dieta à base de vegetais. Mesmo termos como ovo-lacto-vegetarianismo não podem ser considerados coerentes, já que uma alimentação verdadeiramente vegetariana não se utiliza de qualquer alimento de origem animal (carne de qualquer espécie, leite, ovos, mel, etc).

Referência: Peta

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016