Pesquisa realizada em 12 países revela que as pessoas não sabem da relação entre pecuária e efeito estufa

Produzir 1 kg carne no Brasil gera tanto CO2 quanto rodar 1.600 km de carroSe juntássemos todos os gases emitidos pelos meios de transporte convencionais – automóveis, trens, barcos e aviões – não chegaríamos na mesma quantidade de gases causadores de efeito estufa que a pecuária produz.

A indústria da carne e de laticínios é responsável por 14,5% de todos os gases que causam o efeito estufa. Vacas e porcos emitem metano e óxido nitroso – gases poderosos contra a camada de ozônio.

Estas informações já são bem conhecidas pela maioria dos vegans, mas de acordo com a Galileu, uma pesquisa realizada em 12 países – incluindo Brasil, China e Estados Unidos -, revelou que as pessoas não sabem da relação entre pecuária e efeito estufa. 63% dos entrevistados identificam como principal causa do aquecimento global os gases emitidos por automóveis. E 25% acredita que a produção de carne e laticínios causa “pouca ou nenhuma mudança climática”.

A cada ano que passa, as pessoas consomem mais produtos de origem animal. Inclusive, a produção de carne e laticínios aumentou 70% em pouco menos de dez anos. Somada à poluição habitual dos grandes centros urbanos, a emissão de gás carbônico cresce de forma assustadora.  E o fato de não sabermos dessas informações é ainda mais assustador.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016