Receita de Tofu

Como preparar tofu (queijo de soja)

tofu-caseiroIngredientes

1 xícara de grãos de soja
aprox. 2 litros de água
1 colher de sal amargo (10 grs)

Modo de preparo

Prepare o leite de soja (veja a receita aqui) Com o leite ainda quente na panela, dissolva uma colher pequena, equivalente a 10g de sal amargo (sulfato de magnésio, comumente encontrado em farmácias) , em meio copo de água fervente e despeje sobre o leite, aos poucos. Quando notar que o leite está começando a coagular, pare de despejar a água. Misture e tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente 10 mins.
Despeje o conteúdo da panela em uma peneira forrada com um pano de algodão(funciona bem usar uma panela de cozimento a vapor, colocando o pano sobre a área onde se coloca os legumes para cozer), dobre o pano nas pontas, envolvendo o tofu. Em seguida coloque um peso sobre o tofu, que pode ser um pires com uma xícara por cima; o peso fará com que o tofu solte o excesso de água. Quanto maior o peso, mais compacto será o tofu. Aguarde aproximadamente 15 minutos.
Deposite o tofu com o pano em um recipiente com água, e delicadamente retire o pano. Deixe o tofu mergulhado em água por 10 mins ou lave-o diretamente em um filete fino de água da torneira, para retirar o sal amargo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016