Grão-de-bico

Grão de bicoO grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.

Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.

Contém uma generosa quantidade de cálcio e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.

O grão-de-bico é um excelente fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Seu alto teor protéico é atribuído pela combinação de aminoácidos, entre eles o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

O consumo desta substância resulta ainda em efeitos fisiológicos positivos, como maiores taxas de ovulação e melhora no padrão de desenvolvimento das crianças.

A disponibilidade de ferro é outro diferencial da leguminosa. O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, e são totalmente digeridas, o que não acontece com suas congêneres.

É um alimento relativamente barato e oferece uma grande versatilidade na culinária.

Receitas veganas com grão de bico

Tofu de grão-de-bico | Omelete vegano | Hamburguer de grão de bico | Curry de abóbora com leite de coco | Guisado de grão de bico à moda indiana | Falafel | Homus | Suflê de couve flor

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016