Como quebrar o vício por queijo

Queijo com DNA humanoO queijo é um dos produtos mais difíceis de largar quando pretendemos adotar uma alimentação vegana. Vamos esclarecer por que o queijo é tão viciante:

Em 1981, cientistas da Carolina do Norte descobriram que o leite de vaca tem traços de um produto químico que não só se parece com morfina, mas que acaba se tornando exatamente isso. Não é exclusividade do leite de vaca, você pode encontrá-lo no leite humano também. A morfina, claro, é um opiáceo. Se isso já não fosse coisa suficiente para o seu cérebro lidar, uma proteína no leite chamada caseína libera opiáceos chamados casomorfinas, mediante a digestão. Quando você come uma fatia de queijo, a digestão quebra a caseína em casomorfinas de vários comprimentos. Um deles, uma seqüência curta composta de apenas cinco aminoácidos, tem cerca de um décimo da potência analgésica da morfina prescrita pelos médicos. Este efeito opiáceo pode ser a razão para os produtos lácteos causarem constipação, assim como os analgésicos à base de opiáceos podem causar.

Manter um bezerro ou um bebê humano viciados no leite de sua mãe faz sentido, do ponto de vista evolutivo. Eles precisam realmente desejá-lo, para sobreviverem.

Mas bebês não são os únicos a par desta informação. Comerciantes de lácteos são bem conscientes do poder dos laticínios e fazem de tudo para promovê-los e mantê-los disponíveis em todos os lugares.

Mas não se assuste, você pode se livrar do vício por queijo! Você já ouviu falar que leva 21 dias para se quebrar um hábito? De acordo com o Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável dos EUA, que incentiva a alimentação vegana, esta máxima provou ser verdadeira, tanto em seus ensaios clínicos quanto em seu programa on-line para ajudar as pessoas em sua transição para uma alimentação vegana.

Veja o que fazer para abandonar de vez o queijo e outros laticínios:

–  Escolha um período em três semanas, em que você poderá realizar as mudanças na dieta.

–  Passe uma semana antes da data de início se preparando. Isso significa limpar a despensa e a geladeira de todo o queijo e outros produtos lácteos, que podem atrapalhá-lo ao longo do caminho. Encontre produtos substitutos e receitas veganas que irão ajudá-lo a passar por este período.

– Faça isso por 21 dias! Retire absolutamente todos os laticínios por três semanas.

Passadas três semanas, você irá se surpreender como irá se sentir bem, e como o queijo poderá passar a lhe parecer ter cheiro e gosto desagradáveis.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016