Queijo de iogurte vegano

Queijo à base de iogurte de soja, azeite e temperos

Este queijo é o mais próximo do sabor do queijo tradicional que provamos.  É fácil de preparar, ainda que possa ser demorado, se você decidir prepará-lo passo a passo desde o leite de soja. Entretanto, após prepará-lo algumas vezes você rapidamente pegará prática e fará tranquilamente! Além do prazer de saborear um alimento saudável e vegano que você mesmo preparou com muita dedicação.

queijo-vegano-iogurteIngredientes

1 litro de leite de soja
1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos
2 colheres de sobremesa de àgar-àgar em pó
1 colher rasa de sal
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz moscada
ervas à gosto (utilizamos cebolinha picada e ervas de provence)

Preparo

O leite de soja pode ser preparado em casa, ou adquirido em lojas de produtos naturais ou orientais. (Certifique-se de que não possui aromatizantes ou açúcar, pois isto afeta a fermentação e deixa o iogurte muito ácido. Dê preferência aos caseiros, pois os industrializados possuem muitos aditivos)
Ferva 500ml de leite de soja e misture com os outros 500ml de leite gelado; a temperatura ficará morna, em torno de 45ºC.  Adicione o àgar-àgar e misture bem. Em seguida, misture o probiótico. Coloque em recipiente bem tampado e leve para fermentar, de preferência em bolsa térmica ou caixa de isopor, por 6 horas.
Após a fermentação,  misture os demais ingredientes. Você pode retirar alguns temperos, ou mesmo fazê-lo somente com sal e azeite, se preferir um sabor mais suave.
Em seguida, forre uma peneira média com um pano limpo e despeje o iogurte sobre ele, para drenar a água. Coloque a peneira sobre um recipiente que possa receber o líquido drenado e leve à geladeira. Utilize um pires ou pratinho por cima, ou outro recipiente que exerça peso sobre o queijo. Quanto maior o tempo de drenagem, mais compacto ele ficará (e também menor). Com pouco mais de 1 hora de drenagem já se obtém um queijo cremoso. Com 2 a 3 horas, a textura fica semelhante à ricota; Deixando mais tempo, ele fica mais compacto mas mantém a cremosidade. Você pode ir experimentando o queijo com o passar do tempo, assim fica mais fácil de identificar quando chegou na textura desejada. Pode ser consumido cru ou utilizado em receitas que vão ao forno. Depois de assado ele fica mais homogêneo.
O queijo da foto ficou cerca de 2 horas drenando.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016