Você sabe como remover os agrotóxicos dos alimentos?

Segundo a Embrapa, o ideal é que os vegetais fiquem de molho durante 30 minutos em uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato e um litro de água

Você sabe como remover os agrotóxicos dos alimentos?É claro que os alimentos orgânicos são mais saudáveis e devem ser a primeira opção de compra porque são produzidos sem o uso de agrotóxicos, mas um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comprovou que o bicarbonato de sódio pode ser um importante aliado do consumidor na remoção dos produtos químicos que contaminam frutas, verduras e legumes.

Segundo a Embrapa, o ideal é que os vegetais fiquem de molho durante 30 minutos em uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato e um litro de água. Porém, os pesquisadores alertam que, depois, é necessário lavar bem os alimentos em água corrente a fim de eliminar completamente o bicarbonato.

Outra dica importante é deixar uma escova na pia exclusivamente para limpar com firmeza a casca de vegetais como a cenoura, a beterraba e a maçã. No caso das verduras, como a alface e o repolho, é bom evitar as folhas externas, que estão mais expostas às pulverizações. Protegidas, as folhas internas são mais saudáveis.

Também é aconselhável evitar a primeira camada da cebola porque sua casca é muito fina. No caso do pepino, a eliminação da casca já reduz os riscos. Pimentão e morango apresentam maior contaminação e devem ser submetidos ao bicarbonato.

Os agrotóxicos prejudicam o fígado e são suspeitos de provocar o aumento nos casos de câncer no Brasil, cuja estimativa, que era de 518 mil novos casos no período 2012/2013, foi elevada para 576 mil em 2014 e 2015.

O País é o maior consumidor mundial de produtos para combate de pragas nas lavouras. Em 2013, usamos um bilhão de litros, entre eles 14 venenos proibidos nos Estados Unidos e na União Europeia por serem altamente tóxicos.

Fonte: Diário do Litoral

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016