Rodeio de Limeira cancela provas de montaria após proibição da Justiça

Decisão judicial de 2008 só foi conhecida neste ano, segundo organização.Programação de shows é mantida; público estimado é de 140 mil pessoas.

Rodeio de Limeira cancela provas de montaria após proibição da JustiçaO Rodeio de Limeira (SP) cancelou as provas de montaria em cavalos e touros da edição deste ano, que acontecerá entre 4 e 14 de setembro. Segundo a organização, a medida atende decisão judicial de 2008 que só chegou ao conhecimento dos organizadores em 2014. A programação de shows será mantida, de acordo com o presidente da Associação Independente dos Cavaleiros de Limeira (Aical), Marcelo Coghi.

O processo na Justiça foi movido por uma associação de proteção animal de Santo André (SP) em 2006. Na época, o rodeio era realizado pelo Clube dos Cavaleiros. A decisão em primeira instância saiu dois anos depois e proibiu o uso de equipamentos de montaria como espora, peiteira, polaco e sedém. Sem eles, não é possível fazer as provas de montaria, diz a atual organização.

“Eles chegaram a recorrer, mas a decisão da Justiça foi mantida em segunda instância também”, relatou Coghi. Desde 2010 a Aical é a responsável pelo evento na cidade, mas o presidente da associação disse que somente neste ano ficou sabendo do processo e, por isso, decidiu cumprir à decisão. “A ação foi movida contra o Clube dos Cavaleiros e não contra a Aical, mas vamos seguir o que determinou a Justiça”, afirmou.

Coghi afirmou ainda que a associação pretende estudar até 2015 quais medidas judiciais podem ser adotadas para que o rodeio do ano que vem possam ter as provas de montaria. “Na pressa, para este ano, é mais seguro cancelar, mas estudaremos com advogados especializados a melhor forma de  proceder para termos as provas novamente”, disse Coghi.

De acordo com a Aical, a programação de shows será mantida e a quantidade de público nas sete noites do evento não será alterada. “O público geralmente vai ao rodeio pelos shows e pela festa, mas acompanha também as provas de montaria. Infelizmente, a única coisa que será alterada é a caracterização do evento, que perde a parte da “cultura” do rodeio”, disse o organizador. A expectativa de público, segundo ele, é de 140 mil pessoas nas sete noites. O evento será realizado no Espaço Rodeio, na Via Jurandir Paixão, quilômetro 3.

Fonte: G1

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016