Santuários para animais no Brasil

Santuários animais são locais que abrigam e cuidam de animais resgatados, vítimas de algum tipo de crueldade e exploração humana. É um trabalho de extrema importância, mas ainda pouco conhecido do público geral. Conheça um pouco do trabalho dos santuários para animais brasileiros:

rancho dos gnomosRancho dos Gnomos – A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) é uma associação civil sem fins lucrativos, atuando desde 1991 em Cotia-SP. Prima pelo bem-estar da fauna silvestre, exótica, nativa, doméstica e domesticada por meio de sua preservação, conservação, recuperação e propagação da educação ambiental para a consecução e alcance de um ambiente sadio e equilibrado. Os trabalhos realizados são de suma importância e de extrema necessidade, tendo em vista o auxílio ao Poder Público e respectivos órgãos ambientais 24 horas por dia, sendo recebidos animais apreendidos de tráfico, circos, vítimas de maus-tratos, etc. Um trabalho cuidadoso de recuperação desses animais é realizado com uma equipe especializada de biólogo, veterinários e diversas outras pessoas. Em cada caso, estuda-se a possibilidade de devolução dos animais à natureza. Caso não seja possível e a necessidade de abrigá-los nas próprias instalações do Santuário seja constatada, cada animal em tal situação receberá cuidados e tratamentos específicos por toda sua vida. Concomitantemente, realiza-se um trabalho importante de educação ambiental para crianças e jovens de toda a rede de ensino do país. Atualmente, o Rancho dos Gnomos abriga cerca de 320 animais (sendo 12 leões, 1 tigre-de-bengala, 1 onça-parda, macacos, veados-catingueiros, gatos-do-mato, jaguatiricas, bichos-preguiça, lontras, emas, mutuns, araras, papagaios, jabutis, eqüino, suínos, roedores, cães, gatos e diversos outros animais).

Mais informações: www.ranchodosgnomos.org.br

santuário das fadasSantuário das Fadas – Patricia Fittipaldi é a fundadora do Santuário das Fadas o qual foi fundado no ano de 2008 na região serrana do Rio de Janeiro. Além de fundadora do santuário, também é médica veterinária, ativista pelos direitos dos animais e vegana. O santuário resgata e oferece lar permanente para animais de diversas espécies que foram vítimas de situações de abandono, negligência, exploração, abuso e tráfico de animais, proporcionando uma vida tranqüila, feliz, segura, com saúde, boa alimentação, higiene e dignidade.Também busca conscientizar a população da importância da preservação ambiental e do direito a vida que todos os animais deveriam possuir.Abriga aproximadamente cento e cinqüenta animais das mais diversas espécies,entre elas: aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equinos, felinos, ovinos e suínos.

Mais informações: http://www.santuariodasfadas.org/

projeto GAPProjeto GAP – O Great Ape Project (Projeto dos Grandes Primatas), ou GAP, é um movimento internacional criado em 1994, cujo objetivo maior é lutar pela garantia dos direitos básicos a vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não humanos. No ano de 2006 o “braço” do GAP no Brasil passa a ser representado oficialmente pela ONG Projeto GAP – Grupo de Apoio aos Primatas. Em 2008, o país conta com quatro santuários afiliados e alinhados com as idéias do Great Ape Project que hospedam 71 chimpanzés, a maioria recuperados após sofrerem maus-tratos em circos e estarem em condições inadequadas em zoológicos. Os Santuários do GAP no Brasil têm esse fim: acolher os Chimpanzés e Grandes Primatas, para que sejam retirados dos humanos que os exploram e possam viver entre eles, sendo reconvertidos neles mesmos, e não mais em seres escravizados pela cobiça e a irresponsabilidade humana.

Mais informações: http://www.greatapeproject.org/

Os santuários necessitam de apoio para sua manutenção.Todos aceitam colaboração – seja através de voluntariado, parcerias ou doações. Acesse os websites e veja como você pode ajudar.

Publicidade
Redes Sociais
Facebook | Google Plus | Twitter | Youtube

Veganismo
Direitos Animais | Nutrição Vegetariana
Parceiros | Links