Sem água para os humanos?

Dr. phil. Sônia T. Felipe

agua-humanosA situação é desesperadora. A catástrofe está diante da cara de cada um de nós. Basta puxar o véu que ainda a encobre, porque toda gente ouve as notícias da falta de água que levará ao colapso das usinas hidrelétricas como se fosse algo acontecendo a uma personagem da novela, não a si próprio.

Mas alguém ouviu um ministro falar que deverá ser proibido fabricar novos animais para matar e fazer bifes? Alguém ouviu falar algum ministro que é proibido inseminar vacas para gestar bezerros para forçar a produção de leite? Alguém ouviu falar algum ministro que é proibido fabricar novos ovos para fabricar frangos? Não. Ninguém ouviu. Pois é.

O Brasil abate por ano algo da ordem de 5 bilhões de animais, que comem e para comer foi preciso cultivar e irrigar trilhões de toneladas de grãos, cereais e plantas. Esses animais bebem água o dia todo. E tudo o que comem e bebem é transformado não apenas em carnes, leites e ovos, mas, principalmente, em urina e fezes, que escoam pelos rios e os matam.

E a natureza não evoluiu para fornecer tanta água limpa e receber de volta na cara tanta urina e excrementos, tudo isso para que os humanos mais do que super bem nutridos se empanturrem de bifes, queijos, manteiga e ovos. Não. Não há mais água.

E para tirar 30 litros de leite de uma vaca, é preciso dar de beber a ela pelo menos uns 250 litros de água. E 250 litros de água matam a sede de, pelo menos, 100 pessoas por dia. E entre o que a vaca bebe e o queijo pronto comprado, a manteiga empacotada, o ghee, o iogurte, foram gastos 868 litros de água no processamento por litro de leite. Para fazer 1 kg de manteiga são necessários 42 litros de leite. Um kg de ghee precisa de 60 litros de leite. Multiplique isso por 8,5 litros de água que a vaca bebeu por litro de leite que tiram dela, e 868 para o processamento do laticínio, por litro usado para ele.

Para fazer 1kg de queijo são necessários uns 12 litros de leite integral, e para processar isso foram gastos mais de 10 mil litros de água. Então, o sanduíche de queijo tem um preço. Aquela fatiazinha de queijo que você acabou de comer no seu misto quente custou ao planeta uns míseros 300 litros de água. E, comendo laticínios a gente dá cabo da água do planeta.

Enquanto não pararem de fabricar animais, de sustentá-los, não para que possam viver sua vida, mas para serem mortos para servir aos humanos, não vamos ter água para os humanos. Secamos os rios. Exportamos toda nossa água em cada kg de carne vendida para o resto do mundo.

Para tudo tem limite. Vamos ser os primeiros a morrer de sede nesse lado do mundo, justamente nós, que tínhamos água em abundância e a usamos para fabricar e matar animais 5 bilhões de vezes ao ano.

Com a seca que se espalha, não por acaso, na região mais agropecuarista do país, os primeiros a morrerem de sede são justamente os animais.Começam os frangos. Os bovinos. Os suínos. Em seguida seremos nós, os humanos.

Não tem perdão!

Texto originalmente publicado na Fanpage do livro Galactolatria, Mau Deleite

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016