Porque porcos se parecem com humanos

…ou humanos se parecem com porcos?

porque porcos se parecem com humanosEm 2007, estudando o genoma dos porcos, cientistas descobriram semelhanças notáveis entre os porcos e os seres humanos.
Ambos aprendemos rápido e custamos a esquecer as coisas, temos corações parecidos, dentição semelhante, metabolizamos remédios e drogas da mesma maneira e tanto homens quanto porcos conseguem se reconhecer diante de um espelho. A diferença é que, no caso dos porcos, a atitude diante do espelho tem muito mais a ver com curiosidade que com vaidade.
Uma equipe internacional de cientistas conseguiu mapear a sequência do genoma suíno e concluiu que ele se compara positivamente ao genoma humano.

Já em estudo recente,  publicado pela revista Nature, revela que o animal convive com o homem há 10.000 anos. Os pesquisadores compararam o genoma do porco doméstico (Sus scrofa domesticus) com dez raças de javalis presentes na Europa e na Ásia, e também com o genoma do homem, rato, cachorro, cavalo e vaca. O porco e o primo javali compartilham muitos pontos comuns com os humanos: adaptação, colonização de território e dano ao próprio habitat.
Os porcos também estão muito próximos do homem do ponto de vista anatômico e fisiológico.Na pesquisa, foram identificadas no porco mutações genéticas relacionadas a enfermidades humanas, como obesidade, diabetes, Parkinson e Alzheimer.

Infelizmente, as recentes pesquisas intencionam nada além de tornar o uso e exploração dos porcos mais eficazes na pesquisa científica, medicina e reprodução.

Fontes: R7Veja

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016