Kanom chan – sobremesa tailandesa

kanom-chanIngredientes

50 grs de farinha de arroz
50 grs de farinha de tapioca
50 ml de leite de coco
250 ml de água de rosas ou chá de jasmin
200 grs de açúcar cristal orgânico
corante alimentício

Modo de preparo

Prepare a água de rosas (receita aqui) ou chá de jasmin, que é comumente encontrado em lojas de produtos orientais (faça um chá forte). Em seguida leve para cozinhar junto com o açúcar até ferver, para formar uma calda. Deixe esfriar.
Misture as farinhas com o leite de coco; adicione o chá já frio, e misture bem.
Separe a mistura em duas partes; em uma delas, acrescente o corante alimentício ( verde para jasmin; cor-de-rosa para água de rosas)
O doce deve ser cozido em vapor. Em uma panela grande, adicione água um pouco além da metade e deixe ferver; em cima, coloque uma  forma de alumínio ou inox que seja fina e que encaixe sobre a panela (utilizei uma forma média de fundo falso, aquelas que se usa para tortas).
Você pode optar por forrar uma panela a vapor com um pano e despejar a mistura por cima; também funciona, mas o doce pode não ficar com a aparência tão uniforme.
Despeje uma quantidade pequena de mistura, tampe e deixe cozinhar em fogo médio até endurecer (15 a 20 mins); repita o processo, intercalando as cores, com toda a massa. Aguarde esfriar e corte em quadradinhos. Fica ótimo gelado.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016