Produtos de soja são BONS para combater o câncer de mama

Mulheres que lutam contra o câncer de mama podem sobreviver por mais tempo se consumirem alimentos à base de soja, segundo um novo estudo.

Os cientistas disseram que pacientes em qualquer fase da doença podem reduzir o risco de morrer em 21 por cento se adicionarem o ingrediente à dieta. As informações são do Daily Mail.

Isso ocorre porque o principal ingrediente encontrado na soja, as isoflavonas, reduzem as células tumorais em mulheres com câncer de mama que não respondem a medicamentos hormonais.

Os pesquisadores acrescentam que usar produtos como feijão de soja e molho de soja também é seguro para quem utiliza medicamentos como o tamoxifeno – ao contrário  do que diziam pesquisas anteriores.

A soja (encontrada em forma de leite, feijão, tofu, hambúrgueres e outros produtos) contém propriedades que reduzem as células tumorais hormono-negativas em mulheres com câncer de mama.

Os pesquisadores, da Universidade Tufts, em Massachusetts, estudaram mais de 6.000 mulheres vivendo com câncer de mama nos EUA e no Canadá.

Elas foram matriculadas em um registro internacional de câncer de mama e suas dietas foram avaliadas ao longo de nove anos e meio. Durante esse período, mais de 1.200 mortes ocorreram – cerca de 20 por cento das pacientes.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam um maior nível de isoflavonas – composto encontrado principalmente na soja – tiveram uma redução de 21 por cento na mortalidade em comparação com as mulheres que consumiram menor quantidade de soja.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais mata mulheres, atrás apenas do câncer de pulmão.