Dúvidas no consumo de soja

soja faz bem ou mal?Soja faz bem ou mal? Existem muitas informações divulgadas na internet sobre o consumo de soja, que podem confundir e assustar.

Segundo o Dr. Eduardo Fraccarolli Buriola, nutricionista e vegano:

A Soja é rica em proteinas, isoflavonas, minerais e vitaminas além de ser considerada um alimento funcional (quando além de atuar em funções nutricionais básicas, desencadeia efeitos benéficos à saúde).

Em relação ao ácido fitico e a sojina (inibidores de proteases) – essas  substancias   são diminuidas pela maceração (tecnica de deixar a leguminosa de molho) e pelo aquecimento. Lembrando que elas não são exclusividades da soja, estão presentes em outros feijões também.
Porém muitos  acabam focando a alimentação vegetariana na soja: “leite de soja”, “carne de soja”, tofupiry, salsicha de soja, etc, etc etc.  Devemos sempre ter uma alimentação diversificada variada e colorida. Quando priorizamos o consumo de um unico alimento, no caso a soja, deixamos automaticamente de consumir uma gama de outros alimentos em quantidades adequadas.
Resumindo: Tenha uma dieta com uma variedade grande de alimentos,  lembre que existe uma gama muito grande de feijões (branco, azuki, fava, lentilha, grão de bico, ervilha, etc). Não precisa utilizar apenas a soja, mas pode fazer o uso dela  em sua alimentação (caso não tenha nenhuma alergia ou contraindicação), afinal ela é rica em vitaminas, minerais e é um alimento funcional.”Segundo o Dr. George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas:(…)”No meu entender, as pesquisas em humanos indicam que um consumo moderado da leguminosa e seus derivados seja algo perfeitamente seguro e recomendável. Entenda por consumo moderado até três porções diárias, onde uma porção equivale a 100 gramas de tofu, 1 xícara de “leite” de soja ou meia xícara do feijão de soja cozido ou da proteína vegetal texturizada (PVT ou PTS) já hidratada, sendo que os alimentos estão listados aqui em ordem de preferência (o consumo do tofu é mais recomendado do que o consumo da PVT).”(…)
Fontes: Nutrição Vegetariana | Nutriveg
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