Sorvetes de inhame

O inhame é um alimento muito nutritivo, rico em vitaminas e minerais ( possui cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, entre outros).  É  também conhecido por suas propriedades desintoxicantes do sangue e intestinos.
Este tubérculo possui sabor neutro e textura cremosa quando cozido, funcionando como uma ótima base para o preparo de doces, oferecendo ótimo resultado de sabor e textura,com a vantagem de ser muito saudável, natural, e pouco calórico.  Confira algumas sugestões de receitas de sorvetes preparados com inhame:

Sorvete de iogurte com calda de frutas

sorvete de inhame sabor iogurteIngredientes

1 e 1/2 xícaras de iogurte de soja
2 e 1/2 xícaras de inhames descascados e picados
1/2 xícara de farinha de aveia
1 colher de óleo
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar orgânico
1 colher de sopa de baunilha
Geléia ou calda de frutas de sua preferência (utilizamos calda de frutas vermelhas)

Preparo

Cozinhe os inhames até ficarem macios e reserve. Em uma panela, misture a aveia, a água,o açúcar, o óleo e cozinhe, mexendo até engrossar. Aguarde esfriar, e bata no liquidificador junto com o inhame, o iogurte e a baunilha.  Leve para o congelador por no mínimo 4 horas. Retire do congelador alguns minutos antes de servir e bata novamente no liquidificador ou processador. Disponha a calda de frutas dentro de potes ou taças e sobre o sorvete.

 

Sorvete de chocolate e coco

sorvete de inhame sabor chocolate e cocoIngredientes

2 e 1/2 xícaras de inhames descascados e picados
200ml de leite de coco
1/2 xícara de farinha de aveia
1 colher de óleo
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar orgânico
1/2 xícara de coco ralado
5 colheres de chocolate em pó

Preparo:

Cozinhe os inhames até ficarem macios e reserve. Em uma panela, misture a aveia, a água,o açúcar, o óleo e cozinhe, mexendo até engrossar. Aguarde esfriar, e bata no liquidificador junto com o inhame e o leite de coco. Separe a mistura batida em duas: em uma metade misture o coco ralado, e na outra misture o chocolate em pó. Leve à geladeira em recipientes separados por no mínimo 4 horas, ou até congelar. Retire do congelador alguns minutos antes de servir; bata novamente no liquidificador ou processador, se desejar um sorvete mais cremoso.

Dicas: você pode variar os sabores de acordo com seu gosto, modificando frutas, adicionando nozes, castanhas, etc. É possível também experimentar outros tubérculos, como mandioca e batata doce por exemplo, mas o resultado de textura e sabor ficam diferentes.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016