Veja como substituir carne em suas receitas

Você quer se tornar vegan, mas receia que para isso terá que abrir mão dos seus pratos preferidos? A boa notícia é que é possível adaptar praticamente qualquer preparação culinária sem utilizar ingredientes de origem animal. Veja abaixo sugestões de substitutos para a carne em seus pratos:

Cogumelos

A textura e o sabor do cogumelo o tornam perfeito para substituir a carne em suas receitas. Existem diversas variedades comestíveis (sendo o shitake, o shimeji e o paris mais fáceis de encontrar), frescos ou desidratados. 100 gramas de cogumelo preparado tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que 100 gramas de carne. São fonte de vitamina D quando expostos ao sol. Clique aqui e veja algumas receitas com cogumelos.

Palmito

Versátil e saboroso, o palmito pode ser utilizado de inúmeras maneiras para substituir carne, principalmente em recheios de salgados, tortas, pães, etc. É um alimento rico em nutrientes, como cálcio e ferro. Clique aqui e veja algumas receitas com palmito.

Soja

A soja é muito famosa como substituta da carne por ser considerada uma proteína completa, o que significa que contêm todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo. Um copo de soja cozida contém cerca de 22 gramas de proteína.

A proteína texturizada de soja (PTS) ou proteína vegetal texturizada (PVT) é provavelmente o substituto mais conhecido para as carnes. É encontrado em diversas formas e tamanhos, sendo a miúda a mais comum As PTS, o tofu e o tempeh podem ser utilizados em inúmeras preparações, substituindo todos os tipos de carne. Veja aqui receitas com derivados de soja.

Berinjela

Com criatividade, muitos legumes e vegetais podem ser utilizados no preparo de hambúrgueres, almôndegas, recheios, assados e acompanhamentos saborosos. A berinjela por exemplo,  é versátil e contém boa quantidade de vitaminas e minerais. Veja aqui sugestões de receitas usando berinjela.

Veja também:

Hambúrgueres veganos

Feijoada vegana

Cachorro-quente vegano

Bife de casca de banana