Substitutos em receitas para produtos de origem animal

dicas-veganismoPara substituir ovos:

linhaça – utilize uma colher de sobremesa de linhaça para substituir cada ovo. Bata as sementes de linhaça no liquidificador para moê-las; coloque em um recipiente de vidro e deixe hidratar com 2 colheres de sobremesa água, por no mínimo 10 minutos.  Use normalmente nas receitas.

gel de linhaça–  cozinhe duas colheres de linhaça em meio copo de água. Coe ainda quente e utilize uma colher (sobremesa) de gel para cada ovo.

banana – uma banana pequena, ou meia banana grande amassada, funciona bem para dar liga, especialmente em receitas doces.

amido de milho – duas colheres de amido de milho diluídas em 2 colheres de água substituem 1 a dois ovos em receitas.

Para substituir leite:

Utilize leites vegetais ou sumo de frutas. Aprenda a preparar leites vegetais caseirosleite de soja e derivados

Para substituir gelatina:

Kanten (ágar-ágar) – é a gelatina de algas.  Normalmente encontrada no comércio na forma de pó.  1/2 colher de chá de kanten em pó equivale a 1 colher de chá de gelatina comum.

Para substituir creme de leite:

Leite de aveia: prepare um leite de aveia bem grosso, com 1 copo de água e 2 a 3 colheres de aveia. Se for em flocos, bata no liquidificador e coe.  Se for aveia em pó, basta misturar bem os ingredientes. Funciona nas receitas quando cozido ou levado ao fogo.

Leite de inhame: bata no liquidificador 1 inhame médio em 1 copo de água; não coe. Dá textura cremosa quando cozido ou em receitas levadas ao fogo.

Farinha de arroz: duas colheres de farinha de arroz em 1 xícara de água, quando cozido, vira um creme que pode substituir o creme de leite tradicional.

Para substituir manteiga e margarina:

Utilize a mesma medida de  óleo vegetal de sua preferência ou de  “manteiga” de ervas (veja receita)

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016