vitamina B12

ajuda-b12A vitamina B12 (cobalamina) é sintetizada por bactérias que são ingeridas e estão presentes no organismo de animais, e por isso só pode ser encontrada naturalmente em alimentos desta origem (carne, leite e ovos), ou alimentos industrializados enriquecidos . Por essa razão, os vegetarianos, especialmente os veganos estritos devem ingerir suplementos contendo esta vitamina.

Engana-se quem acredita que a carência de B12 ocorra somente entre vegetarianos; 50% dos vegetarianos possuem carẽncia de B12, mas 40% dos onívoros também possuem.

Os ovo-lacto vegetarianos conseguem absorver a B12 através dos alimentos de origem animal que consomem, entretanto as concentrações da vitamina em leite e ovos não é alta, e por essa razão é sempre recomendado avaliar os níveis da substância no sangue.

Existem alimentos vegetais, como algas e alimentos fermentados de soja (misso) que possuem análogos da B12, substâncias semelhantes mas que não exercem a mesma função em nosso organismo, e portanto, não são consideradas fontes confiáveis.

Existem alguns alimentos no mercado que são enriquecidos com B12, mas é sempre importante investigar se realmente são vegetarianos/veganos.

Existem suplementos de B12 por via oral ou injetável; o ideal é solicitar avaliação de seu nutricionista e testar os níveis da substãncia no organismo, para verificar se estão adequados ou se há deficiência; o médico então recomendará o suplemento mais adequado.

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fonte de consulta: http://www.alimentacaosemcarne.com.br (Dr Eric Slywitch)

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