Tratamentos caseiros e veganos para a gripe, suportados pela ciência

Chá de ervas, limão e gengibre são eficazes no combate aos sintomas da gripe

Existem remédios eficazes e naturais que você pode utilizar em casa, úteis tanto em gripes como no caso de resfriados, que irão diminuir os sintomas da doença dramaticamente e encurtar sua duração.

Aqui estão alguns dos melhores remédios naturais para a gripe. Você deve ter um ou mais destes em sua despensa antes da gripe bater.

Óleo de orégano

Curandeiros desde os tempos antigos já usavam extrato de orégano como um remédio natural para tratar problemas respiratórios, como tosse, resfriados, gripe, dor de garganta e bronquite. Segundo pesquisas, os óleos voláteis de orégano (timol e carvacrol) têm propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Além disso, o óleo de orégano pode ajudar a acalmar estômago com má digestão, estimulando o fluxo biliar. Portanto, sintomas como náuseas, vômitos e diarréia podem ser corrigidos usando o óleo.

É também um dos melhores remédios caseiros para a gripe porque promove sudorese, o que o torna útil para acabar com a febre.

Ao comprar suplementos de óleo de orégano, tente encontrar orégano P73, que representa o “polyphenol 73 por cento” e é uma mistura específica de diversos oreganos selvagens medicinais. O orégano P73 é também uma rica fonte de vitaminas e minerais naturais – cálcio, magnésio, fósforo, zinco, boro, potássio, cobre e manganês – todos os quais ajudam a aumentar a imunidade.

A dosagem recomendada para adultos está entre 3 a 20 gotas, quatro vezes por dia. Certifique-se de verificar as instruções de dosagem específicas do fabricante.

A recomendação geral é colocar de 3 a 10 gotas de óleo em uma colher de sopa de água; bocheche em torno de sua boca e sob a sua língua por 20 a 30 segundos, em seguida, engula. Repita o processo, chegando de 6 a 20 gotas totais de orégano. Faça isso quatro vezes por dia, todos os dias até que os sintomas da gripe diminuam.

Para crianças de 6 a 10 anos de idade, 1 a 3 gotas misturadas com suco ou água uma vez por dia será o suficiente. Se a criança tem mais de 10 anos de idade, recomenda-se 1 a 3 gotas com líquido, 2 ou 3 vezes por dia.

O óleo também pode ser usado para limpar pulmões e sistema respiratório, misturando-o com uma base de azeite e esfregando-o no peito e músculos doloridos, ou misturado em uma inalação com água quente, ou ainda adicionado a um vaporizador para inalar o vapor.

Certifique-se de ler o rótulo de qualquer óleo de orégano antes de comprar. O componente primário deve ser carvacrol. Outros produtos podem substituir por óleo de manjerona, que não é tão eficaz para o tratamento da gripe.

NAC (N-acetil L-cisteína)

Outro dos melhores remédios caseiros para o tratamento da gripe é N-acetil L-cisteína, que vem do aminoácido L-cisteína. Você pode encontrá-lo vendido sob o nome “NAC” na Internet ou em lojas de produtos naturais e suplementos, mas certifique-se de que é vegan, já que o aminoácido pode ser de fonte vegetal ou animal (e de empresas que não testem em animais).

É um poderoso antioxidante que ajuda a aumentar a imunidade, reduz o muco respiratório e ajuda na respiração em várias condições pulmonares.

Estudo mostraram que a NAC pode reduzir tanto a duração quanto a gravidade da gripe. De fato, em um grande estudo com adultos de idade mais avançada, apenas 25 por cento dos que tomaram NAC experimentaram episódios de gripe durante um período de seis meses, em comparação com 79 por cento no grupo placebo. A dose de NAC tomada durante o estudo de seis meses foi de 600 mg duas vezes ao dia. Mesmo aqueles com sintomas da gripe experimentaram uma redução significativa na severidade e na duração da doença. Todos os indivíduos toleraram bem o tratamento.

O autor principal do estudo, Dr. Silvio de Flora, comentou que “a administração de N-acetil L-cisteína durante o inverno parece fornecer uma atenuação significativa dos episódios gripais e semelhantes a gripe, especialmente em indivíduos idosos de alto risco”.

O Dr. Mark Stengler recomenda a seguinte dosagem para o tratamento da gripe: “Tomar 600 mg duas vezes por dia para adultos saudáveis, e metade dessa quantidade para crianças durante a temporada de gripe para evitar a doença. E se acontecer de você ter gripe, apesar do seu sistema imunitário já carregado, aumentar a dose [adulto] entre 2.000 mg e 3.000 mg por dia por até uma semana. ”

Extrato de folha de oliveira

O extrato da folha da oliveira é um reforço imune extremamente poderoso e excelente tratamento da gripe. O componente principal da folha de oliveira é a oleuropeína fitoquímica, e é carregado com atividades farmacológicas, incluindo: antioxidante, anti-inflamatório, atividades anticancerígenas, atividade antimicrobiana, atividade antiviral e hipolipemiante (abaixando o colesterol) e efeitos hipoglicêmicos.

Extrato de folha de oliveira pode ser encontrado em cápsulas, óleos e chás. Para o tratamento da gripe em casa, as cápsulas e chás funcionam melhor. Ao comprar um suplemento, certifique-se de que ele contém oleuropeína. Adultos e crianças podem ingerir o chá várias vezes por dia. Para doses em cápsula, siga as instruções do fabricante (lembrando sempre de procurar por cápsulas vegetais).

Gengibre

O gengibre combate naturalmente náuseas e vômitos, tornando-se um tratamento excelente para a gripe.

O gengibre é tão eficaz na redução da náusea que é frequentemente utilizado para combater os efeitos da quimioterapia. O National Cancer Institute financiou um estudo envolvendo 644 pessoas que tinham experimentado náuseas após um ciclo de quimioterapia.

Os participantes foram aleatoriamente designados para receber um placebo ou gengibre em forma de cápsula uma vez por dia durante 6 dias. Os participantes avaliaram sua náusea em uma escala de 7 pontos, onde 1 é igual a nenhuma náusea e 7 é igual à pior náusea possível. No final do primeiro dia, os pacientes que tomaram o gengibre (equivalente a quase uma colher chá de gengibre fresco ou seco) classificaram sua náusea como 1 ou 2 pontos, significando que não tinham náusea ou muito leve. Em contraste, aqueles que tomaram um placebo avaliaram sua náusea com 4 a 5 pontos, o que significa que tinham muita nausea.

Nota: Não tome raiz de gengibre para o tratamento da gripe se você toma medicamentos para colesterol alto, diabetes, pressão arterial elevada ou diluentes de sangue sem consultar um profissional de saúde.

Probióticos para tratamento e prevenção da gripe

Probióticos são bactérias benéficas que mantêm seu intestino saudável e forte, assim impulsionando seu sistema imunológico.  Você deve começar a tomar probióticos antes de contrair a gripe, especialmente se tiver estado em contato com alguém que está doente. Se seu trato gastrointestinal não for adequadamente defendido, é mais provável que você sofra com a doença. Os probióticos são especialmente úteis para a imunidade das crianças, particularmente durante os meses de inverno.

Ao selecionar um probiótico vegano, escolha um que contenha as espécies de bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium . Tome a dose recomendada no frasco do fabricante e dobre acima em sua dose para reduzir o problemas de estômago ou intestinais (nausea ou diarréia, por exemplo).

Como curar a gripe? Fique hidratado

Um dos remédios de gripe mais fáceis e melhores é beber água tão frequentemente quanto puder. Se tiver náuseas ou vômitos, tome goles pequenos e frequentes. Procure sinais de desidratação; Procure atenção médica imediatamente se sentir algum destes sintomas, especialmente nas crianças: pele seca, boca seca, sede, micção diminuída, urina escura, palpitações cardíacas, cãibras musculares, dores de cabeça ou diminuição da sudorese.

Limão e chá

Enquanto você está se hidratando com água, mantenha uma xícara quente de chá de ervas à mão e adicione limão, preferencialmente orgânico.

Óleo de eucalipto

Para alívio da gripe e para ajudar a limpar o congestionamento nasal , espalhe um pouco de óleo de eucalipto em um pano ou flanela; mantenha-o perto de sua boca e nariz e inale várias vezes por dia.

Melhor remédio contra a gripe? Lave suas mãos!

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de combater a gripe é manter as mãos limpas. Lavar as mãos pode ajudar a proteger você, seus familiares e aos demais de doenças como a gripe.

QUANDO PROCURAR AJUDA DE EMERGÊNCIA

Se tiver algum dos seguintes sintomas graves de gripe, procure ajuda de emergência e contacte imediatamente um médico:

  • Desidratação (bebês e crianças experimentam desidratação mais rápido do que os adultos e precisam consultar imediatamente um médico se estiverem vomitando, tiverem diarréia ou não estiverem comendo ou bebendo).
  • Mudança no estado mental (confusão, letargia, etc.)
  • Dificuldade ao respirar
  • Não houve melhora após cinco dias em adultos, três dias em crianças.

Com informações de University Health News

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais © 2012 - 2017