Benefícios e usos do alho para a saúde

alho-usosO alho é um alimento funcional, benéfico para o coração e a circulação sanguínea e tem um excelente valor nutricional, sendo rico em vitaminas A, B2, B6 e C, aminoácidos, sais minerais como o ferro, silício  iodo e enzimas, além de compostos biologicamente ativos como a alicina.

Veja abaixo benefícios que o alho pode proporcionar além da alimentação:

Tratamento contra espinhas –  Corte um dente de alho ao meio e esfregue na pele com acne, deixando por alguns minutos antes de enxaguar.Suas propriedades antibacterianas combatem e suavizam as espinhas. Para limpar a pele do rosto, faça uma pasta utilizando alho picado, azeite e um pouco de açúcar e massageie o rosto suavemente. Lave e enxágue.

Gripes e resfriados – Cheio de antioxidantes, propriedades antivirais e antibacterianas, o consumo de alho beneficia o sistema imunológico. Se estiver resfriado, coma bastante alho ou beba o chá: deixe o alho picado em infusão de água quente por alguns minutos, coe e beba.

Dor de garganta – para aliviá-la, deixe alguns dentes de alho de molho em água durante a noite (na geladeira) e beba no dia seguinte.

Pé-de-atleta – faça um escalda pés com 2 dentes de alho picados e uma bacia de água quente, deixe de molho por 1 hora. Repita quantas vezes necessário. O alho também tém propriedades anti fúngicas.

Micose nas unhas – misture 1 dente de alho amassado com uma colher de azeite de oliva e aplique na unha com micose antes de dormir. Cubra a unha com uma gaze ou faça um curativo. Repita quantas vezes necessário.

Repelente de pernilongos e outros insetos – espalhe alguns dentes de alho picados ou algodão embebido em alho amassado com vinagre nos locais do ambiente onde há maior incidência de insetos.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016