Muitos usos para a borra de café

borra-cafe

Cogumelos cultivados em borra de café. Crédito da imagem: A Piece of Rainbow

A borra do café é boa demais para ser desperdiçada! Veja abaixo algumas ótimas sugestões de uso para não jogar mais a borra de café no lixo.

Peeling de café

O café contém agentes anti-oxidantes poderosos; protege a pele contra radicais livres; fecha os poros e remove as células mortas da pele, tornando-a mais jovem; tem propriedades anti-rugas. Por causa de todos estes benefícios, tornou-se um ingrediente comum de numerosos produtos caros de beleza e terapias em spa, especialmente anti-envelhecimento e anti-celulite.

A maneira mais simples de fazer um peeling facial é usar somente a borra de café levemente úmida. Espalhe a borra por toda a pele do rosto limpa, em movimentos circulares. Continue massageando a pele levemente por alguns minutos, para remover células mortas e suavizar a pele. Lave o rosto com água e seque normalmente.

Suavizar olheiras

Misture borra de café com um pouco de óleo de coco ou de amêndoas e aplique na região das olheiras com cuidado, ou espalhe em duas bolas de algodão e faça compressas sobre os olhos durante alguns minutos. A cafeína contém propriedades anti-inflamatórias e age como vasoconstritor, desinflamando os vasos sanguíneos e reduzindo inchaço e vermelhidão. Mas não utilize com muita frequência, pois cafeína em excesso na pele pode causar desidratação e acentuar as rugas.

Esfoliação corporal

Misture borra de café com 2 a 3 colheres de azeite ou óleo de amêndoas. Aplique sobre a pele, especialmente nas áreas afetadas por celulite. Massageie suavemente por alguns minutos e lave com água morna.

Sabonete esfoliante de café

Pique um sabonete de glicerina vegetal e derreta em banho-maria no fogo baixo ou no microo-ondas; quando estiver bem derretida, misture uma colher de borra de café e despeje em forminhas. Espere endurecer e desenforme.

Tonalizar o cabelo

Molhar os cabelos com café que não foi consumido, esfregar a borra nos cabelos úmidos ou ainda misturar a borra a um creme e deixar agir por alguns minutos tonaliza temporariamente o cabelo, deixando-o mais macio e com mais brilho.

Esfoliação capilar

Utilize borra de café com um pouco de água para massagear o couro cabeludo por alguns minutos; isso estimula a circulação sanguínea, desobstrui o bulbo capilar e ajuda o crescimento dos fios

Banho anti-pulgas para cães

Misture um pouco de pó de café ao shampoo para cães, para um banho que repele as pulgas naturalmente.

Cultivar cogumelos

A maneira mais fácil de cultivar cogumelos em casa é usando borra de café e esporos de cogumelo ostra. Os esporos de cogumelo podem ser adquiridos pela internet. Clique aqui para acessar o passo-a-passo do cultivo de cogumelos (página em inglês)

Repelente de lesmas, caracóis e insetos

Lesmas, caracóis, formigas e muitos insetos não gostam da acidez do café e não vão passar pelas áreas do chão que estiverem polvilhadas com borra de café.

Desentupir e neutralizar o odor de ralos

Misture borra de café com água fervente e um pouco de sabão e despeje em ralos que estejam entupidos ou exalando odor desagradável.

Neutralizar o odor da geladeira

Coloque borra de café em um potinho aberto dentro da geladeira para absorver maus odores.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016