Sobre a alegação de que veganismo é religião

vegan-religiaoO posicionamento ético vegano fundamenta-se ideologicamente no respeito aos direitos dos animais e pode ser praticado por pessoas de quaisquer credo, etnia, gênero ou preferência sexual. Mas os vegans são muitas vezes taxados de proselitistas religiosos tentando “converter as pessoas à suas crenças”.

É necessário salientar o quão imensamente diferente é escolher explorar e consumir animais e escolher uma fé. Acreditar em uma fé ou no ateísmo é uma decisão pessoal, que não causa dano a outrem.

Um sistema de crença – secular ou religioso – pode tornar-se tanto um estímulo para viver uma vida ética e de compaixão, quanto justificar uma forma violenta de vida. No entanto, consumir produtos de origem animal implica – no mínimo – em escravidão, violência e morte de animais por produtos que não temos necessidade de consumir.

Devemos rejeitar categoricamente a exploração animal pelas mesmas razões éticas pelas quais somos categoricamente contra que se faça o mesmo aos seres humanos.

Clique aqui para saber mais sobre veganismo.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016