Os vegans acham que são ‘melhores’ que os outros?

vegans-melhoresEm suma: não.

O estereótipo do vegan presunçoso de nariz empinado para com as  ‘pessoas normais’ é apenas isso – um estereótipo. Não é mais verdadeiro do que qualquer uma das outras generalizações prejudiciais que encontramos sobre outros grupos que podem ser diferentes da norma.

Os vegans são um grupo extremamente diversificado de pessoas. A diferença principal é que nosso dia-a-dia não inclui produtos, serviços e atividades que envolvam exploração animal, e esta decisão é baseada em princípios éticos, respeito e compaixão por outros animais, em vez de um desejo de se sentir superior a outros humanos.

O veganismo fala de equanimidade entre todos os seres sencientes. Da perspectiva vegana, a crença em superioridade está profundamente relacionada com o especismo, pensamento predominante que atribui valores e direitos diferentes de acordo com a espécie.
A maioria dos vegans envolve-se em alguma forma de ativismo e divulgação do veganismo para torná-lo visível e para questionar o especismo, não para mostrarem-se superiores aos demais.

Ressaltando que o veganismo não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para nos opormos à exploração animal e para promover os direitos dos animais.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016