Vegetais fáceis de replantar em casa

Se você tem vontade de cultivar mas não sabe por onde começar, deixamos aqui algumas dicas de vegetais muito simples de propagar:

O alho-poró é um dos vegetais que podem ser replantados em casa

Alho-poró

Compre um alho poró e corte-o, deixando cerca de 5 centimetros da base. Coloque esta base dentro de um copo com um fundo de água e deixe em local ensolarado, trocando a água diariamente. Dentro de alguns dias brotarão raízes. Transfira então para um vaso de tamanho médio ou canteiro.

Cebolinha

Escolha cebolinhas com raiz no mercado ou na feira, corte-as deixando alguns centímetros de base e plante-as.

Alho

Você pode propagar alho a partir de um único dente; basta plantá-lo com a raiz para baixo. Se o dente já estiver brotando, cubra apenas a parte da raiz com terra, deixando o broto para fora. Se for plantar em vasos, utilize vasos grandes.  Mas você também pode utilizar apenas o alho germinado, que é muito benéfico à saúde. Neste caso deixe alguns dentes em um copo com um pouco de água em local onde receba luminosidade.

Agrião

Para replantar agrião, escolha galhos de um maço que estejam com raízes brotando e enterre-os superficialmente, com o galho deitado, em uma jardineira ou vaso amplo. O agrião precisa de muita umidade, por isso é necessário regá-lo duas vezes ao dia. A melhor época para plantá-lo é no inverno.

Alecrim

Corte um ramo de cerca de 8cm de um pé de alecrim. Retire as folhas da parte de baixo do ramo, deixando somente algumas camadas de folhas na parte de cima. Com um palito, faça um buraco na terra de um vaso, coloque o ramo de alecrim e pressione a terra em volta para que fique bem firme. Regue bem e deixe em local com claridade, mas sem luz solar direta. Você pode cobrir o vaso com um saco plástico com furinhos para reter a umidade.

Pimentão

Basta remover as sementes de um pimentão saudável e plantá-las em um recipiente com terra, mantendo a umidade, que germinarão facilmente. Quando tiver uma muda bem desenvolvida transfira para um canteiro ou vaso grande, onde receba luz solar direta. Os pimentões verdes são os mais fáceis de cultivar. O pimentão precisa ser amarrado (a um bambu, cano ou cabo de madeira) para aguentar seu peso.