Acha que precisa de carne pra se sentir satisfeito?

Alimentação à base de vegetais gera tanta saciedade quanto alimentação à base de carne, aponta estudo

beansSe você acredita que apenas a alimentação com carne pode fornecer uma plena “sensação de satisfação”,  seu pressuposto está equivocado, sugere um novo estudo.

O estudo verificou que uma alimentação à base de grãos forneceu aos participantes uma sensação de saciedade semelhante, em comparação com uma alimentação à base de carne.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota ofereceram a 28 participantes (14 homens e 14 mulheres) dois almoços teste, contendo um prato conhecido como “bolo de carne” – um era feito de carne e o outro feito de grãos.

A refeição de carne continha 26 gramas de proteína e três gramas de fibra, enquanto que a refeição de grãos continha 17 gramas de proteína e 12 gramas de fibra.

As refeições coincidiam em peso, calorias e gordura total. Os participantes em sua totalidade não mostraram diferenças nos índices de apetite entre as refeições com carne bovina e de grãos, ao longo de três horas.

Além disso, eles consumiram a mesma quantidade de calorias na próxima refeição que fizeram.

A proteína é considerada como sendo o nutriente número um em indução da sensação de saciedade, e encostadas à proteína vêm as fibras no segundo lugar.

Enquanto ingerir proteínas libera hormônios que suprimem o apetite, os efeitos benéficos da fibra sobre o apetite e alimentação incluem retardar o processo de digestão e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Os resultados deste estudo apóiam a idéia de que as proteínas de origem vegetal com alto teor de fibras podem oferecer uma regulação do apetite que em nada deixa a desejar em comparação à uma alimentação  com proteína animal.

O estudo foi publicado no Journal of Food Science.

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016