A vida secreta dos porcos

a vida secreta dos porcos - artigoQuando em seu ambiente natural – não em fazendas industriais – porcos são sociais,brincalhões, animais protetores e que estabelecem vínculos, fazem ninhos, relaxam ao sol e refrescam-se na lama. Porcos são conhecidos por sonhar, reconhecer seus próprios nomes,aprender “truques” como sentar por um prêmio, e levar uma vida social de uma complexidade anteriormente observada apenas em primatas. Muitos porcos dormem em “pilhas de porco,”assim como cães. Alguns amam aconchego e outros preferem espaço. As pessoas que administram santuários de animais que incluem porcos notam que eles são mais parecidos com os humanos do que você poderia imaginar. Como seres humanos, os porcos gostam de ouvir música, brincar com bolas de futebol, e receber massagens. Os porcos podem até mesmo jogar videogames!

O que dizem os especialistas

Porcos comunicam-se constantemente uns com os outros. Mais de 20 de seus oinks, grunhidos,e gritos foram identificados por diferentes situações, de cortejar os seus companheiros a expressar fome . Leitões recém-nascidos aprendem a seguir as vozes de suas mães, e as porcas mães cantam para seus filhotes durante a amamentação.

Porcos têm memórias muito longas. Dr. Stanley Curtis, da Penn State University, colocou uma bola, um frisbee, e um haltere na frente de vários porcos e foi capaz de ensiná-los a saltar, sentar junto, ou buscar qualquer um dos objetos quando solicitado, e eles podiam distinguir entre os objetos passados três anos .

A Bióloga Tina Widowski os estuda e se maravilha com a sua inteligência: “Quando eu estava trabalhando com os macacos, eu costumava olhar para eles e dizer: ‘. Se você fosse um porco, você já teria entendido isso. ”

Cientistas da Universidade de Illinois descobriram que não só os porcos têm preferências de temperatura, como também aprendem por tentativa e erro como ligar o  aquecimento em um celeiro frio se tiverem a chance, e desligá-lo novamente quando estiver muito quente.
Porcos não “suam como porcos”, pois eles são na realidade incapazes de suar, e eles gostam de tomar banho em água ou lama, para ficarem frescos. Uma mulher desenvolveu um chuveiro para seus porcos, e eles aprenderam a ligá-lo e a desligá-lo.

Porcos são conhecidos por salvar vidas, incluindo de seus amigos humanos. Conforme o London ‘s The Mirror “, uma porquinha de estimação chamada Pru foi elogiada por seu dono … depois de arrastá-lo, e livrá-lo de um pântano lamacento.” O proprietário disse: “Eu estava em pânico quando estava preso no pântano. Eu não sabia o que fazer e eu acho que Pru sentiu isso …. Eu tinha uma corda comigo que eu uso como uma guia para cão e a coloquei em torno dela . Eu estava gritando “Vá para casa, vá para casa” e ela andou para a frente, lentamente me puxando para fora da lama. ”
Além de Pru, há Priscilla, uma porca que salvou um menino de afogamento; Spammy, que levou os bombeiros a um galpão em chamas para salvar seu amigo bezerrro Spot; e Lulu, que encontrou ajuda para seu companheiro humano, que sofreu um ataque cardíaco. Um porco chamado Tunia afugentou um intruso, e outro, chamado Mona, segurou a perna de um suspeito em fuga, até que a polícia chegou.

Muitos porcos em santuários acabam em suas novas casas depois de saltar de caminhões a caminho do matadouro e escapar;  na Inglaterra ,uma escultura em pedra de um porco chamado Butch foi colocada acerca de uma histórica catedral depois que Butch e Sundance, seu amigo, fugiram de um matadouro e percorreram o país por vários dias antes de serem capturados. Felizmente, um clamor nacional contra o abate permitiu a Butch e Sundance irem para um santuário.

Você pode ajudar a salvar outros porcos assim como Butch e Sundance. Considere tornar-se vegano.

fonte: PETA – Com tradução Veggi & Tal

Artigos relacionados

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016