Vídeo choca ao mostrar como balas e doces de gelatina são feitos

Balas feitas de gelatina são guloseimas coloridas e convidativas, mas um vídeo mostrando o processo de produção destes doces de trás para frente pode ajudá-lo a criar uma imagem  diferente do produto.

A cineasta belga Alina Kneepkens produziu o curta, que representa o processo de como os doces são feitos, em sentido inverso.

O vídeo foi originalmente publicado no Facebook e já recebeu mais de sete milhões de visualizações em três dias e provocou um debate acalorado.

Do doce sendo comido a um porco com olhar funesto olhando para a câmera, o vídeo nos mostra todas as etapas de produção – incluindo as carcaças dos suínos sendo queimadas, a remoção da carne e a pele sendo fervida para a obtenção da gelatina. As informações são do Daily Mail.

O vídeo despertou um debate acalorado em torno da prática de fazer e de consumir gelatina. Muitos se mostravam chocados com a origem do produto e afirmavam que deixarão de consumi-lo.

A gelatina animal é derivada do colágeno. Tendões, ligamentos e ossos também são utilizados para criar a substância que é usada em doces, como marshmallows e sorvetes, além de outros produtos, como cosméticos e cápsulas de suplementos. Entretanto, todos podem ser preparados com ingredientes de origem vegetal. Um substituto muito eficaz é o agar-agar, gelatina feita a partir de algas, que inclusive já é utilizada em muitos produtos (clique aqui e leia mais sobre a gelatina de algas).

Também é importante destacar que no Brasil encontramos diversas balas de goma com base vegetal, feitas de amido.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016