Saiba como utilizar vinagre no lugar do amaciante de roupas

vinagreA maioria dos amaciantes de roupas contém  ingredientes de origem animal, e/ou podem conter substâncias em sua composição que foram testadas em animais. O vinagre é uma alternativa vegana, barata e eficaz, que amacia as fibras do tecido e retira os resíduos de sabão.

Em um artigo do Uol estilo, o coordenador do Núcleo Alquimia do Instituto de Química da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Araraquara, Rodrigo Fernando Costa Marques, explica que durante o processo de lavagem das roupas, ao entrar em contato com a água, a parte polar da molécula do sabão se liga à agua e a parte apolar à gordura. Durante o enxague, as moléculas do detergente saem com a água levando a gordura. Porém, mesmo após o enxague, o excesso de moléculas do sabão fica aderido à fibra, conferindo carga negativa ao tecido. Como no caso dos ímãs, as fibras passam a se repelir, o que dá à roupa aquela característica áspera e ressecada.

“É aí que entra o vinagre”, afirma o professor. Segundo ele, “ao adicioná-lo à lavagem, o ácido acético da substância consegue neutralizar as cargas negativas deixadas pelo sabão, da mesma forma como faz o amaciante”. Veja o infográfico no Uol.

Indicamos que você use aproximadamente meia xícara de vinagre para cada cinco quilos de roupas, direto no compartimento da máquina destinado ao amaciante. Utilize vinagre branco, de álcool ou de maçã, sem corantes. E não se preocupe: após secarem, as roupas não terão cheiro algum de vinagre.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016