Protesto contra o zoológico de Taboão da Serra

Ativistas acampam desde terça-feira em frente ao parque. Grande manifestação está agendada para este domingo.

ativistas protestam contra zoologico de taboaoO grupo de ativistas pelos Direitos dos Animais, liderados pela artista plástica de 52 anos Adriana Greco, promete uma grande manifestação neste domingo, dia 9, em frente ao Zoológico Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra.

Os ativistas estão acampados em frente ao parque, localizado na Praça Miguel Ortega, desde terça-feira, e promete ficar até os animais serem liberados. No dia 30 de dezembro do ano passado, Adriana Greco levou uma equipe de biólogos, para avaliarem as condições dos animais, e foi constatado que os bichos vivem em situações precárias, segundo a equipe da ativista.

Entre as reivindicações dos ativistas em Taboão, a principal é a retirada imediata dos animais do Zoológico. Para eles, o parque não oferece estrutura para os bichos. “Os animais estão estressados, obesos e com problemas de depressão gravíssimos. O Parque é ótimo para a população caminhar e se divertir, não para ter bichos”, completou Adriana Greco. A manifestação será neste domingo dia 9, em frente ao Parque das Hortência às 10h. As informações são do Portal O Taboense.

Em novembro do ano passado, três felinos morreram no Parque, dando início à polêmica sobre os maus tratos que os animais vinham sofrendo. A prefeitura nega.

Na página do Facebook criada para organizar e divulgar a manifestação, há o seguinte esclarecimento dos ativistas:

“Dia 14/01/14, protocolamos um laudo preliminar com 148 páginas junto a Prefeitura de Taboão da Serra. Avisamos, baseados nos laudos, sobre os animais doentes e que se não fossem transferidos viriam à óbito, o que aconteceu em uma semana.
Em 21/01/14, em outra reunião, disseram que a leoa, gavião e pavão iriam ser transferidos pelo DEFAU (Departamento de Fauna do Governo do Estado) e os demais animais seriam preservados em área de quarentena para reforma.
Constatamos que o LIVRO DE REGISTRO estava desatualizado com relação à entrada e saída de animais e óbitos não estavam relacionados! Obtivemos a resposta da Prefeitura informando não haver nenhum pedido de transferência dos animais e que iriam revitalizar o Zoo.
Tentamos contato com Vereador Onishi e Vice-Prefeito para saber a veracidade da informação, mas não houve qualquer resposta, até descobrirmos a assinatura do TAC em caráter de urgência.
Reestruturar e reformar sem PROTEGER OS ANIMAIS? O TAC será questionado pelos meios legais. Serão tomadas medidas para apuração de responsabilidade por cada óbito de cada animal em todas as esferas, ou seja, lutaremos para que todos que contribuíram, por omissão ou comissão, para estes óbitos sejam punidos. A Frente Advogadas Ativistas de Libertação e Direito Animal esteve em Brasília e apresentou dossiê contra o Zoológico junto ao Ministério do Meio Ambiente e no Ministério da Agricultura e entregou dossiês à Senadores e Deputados Federais. Este final de semana em outra visita técnica foi confirmada morte de alguns animais e o estado grave de outros, tais como corujas no chão sem abrir olhos. O estado dos animais e o descaso com os mesmos é GRAVÍSSIMO!

Precisamos do apoio da população de Taboão da Serra e dos meios de comunicação e de todos que lutam e se importam com a causa animal.”

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016