Especismo antropocêntrico”: artista retrata relação de superioridade de humanos com animais

Especismo antropocêntrico

Exposição do pintor David Bahlam é apresentada na Botica Solera. A exposição também aproveita a pandemia para abordar a relação entre humanos e outros animais. (Município de San José)

O Centro Multicultural Botica Solera disponibilizou ao público a exposição virtual de arte denominada «Especiesismo Antropocêntrico», do artista David Bahlam.

A coleção é composta por mais de 15 peças feitas com a técnica de óleo sobre tela, em muitas das quais o porco é o principal protagonista.

“Embora os protagonistas sejam animais, os seres humanos são a causa do especismo, por isso é antropocêntrico. Ele nos coloca “mais altos”, os animais abaixo, e os usamos de diferentes maneiras: roupas, experimentação, entretenimento. Tudo isso é em detrimento dos animais e de nós mesmos “, disse Bahlam ao The Observer .

Segundo o pintor, a intenção de sua exposição é gerar uma reflexão sobre a maneira como o ser humano convive com outras espécies. Ele acabou de nomear a pandemia do COVID-19 como um exemplo das consequências causadas pela relação de superioridade.

Além de artista plástico, Bahlam é ativista dos direitos dos animais há mais de 12 anos. Ele se formou em Artes Plásticas com ênfase em Pintura pela Escola Casa del Artista em 2018 e Administração de Empresas pela Universidade Internacional das Américas em 2013.

Foi muralista de instituições como o Conselho Nacional da Criança (PANI), o Ministério da Educação Pública (MEP), o município da União, a Fundação Glasswing Costa Rica, entre outros.

Fonte: Vozes em luto

 

Artigos relacionados

Newsletter - Receba noticias e artigos no seu email

PATROCINADORA

Eline Bélier

PUBLICIDADE

Lojas gerenciáveis na plataforma Opencart

PUBLICIDADE

Anuncie aqui